-------------------------------------------------------------- Na cozinha da Quelen...: Tapioca de leite condensado com coco

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Tapioca de leite condensado com coco

Tapioca de leite condensado com coco fresco e seu segredo para ela ficar perfeita!Aqui em casa nós adoramos tapioca, mas vou ter que ser sincera, fiz uma vez e não deu muito certo porque coloquei muita água e a água tem que ser a olho, sem medida! "aí já viu o estrago", eu sou gaúcha e não nordestina! ehehe...
Mas enfim...depois de descobrir alguns segredos, você nunca mais erra a goma pra tapioca! E eu contarei eles pra vocês hoje!

Ingredientes:

Para a goma de tapioca:
1 pacote de polvilho doce
Água o quanto baste

Para o recheio: (5 á 6 tapiocas bem recheadas)
1 xícara e meia de coco fresco ralado
1 caixa ou lata de leite condensado

Modo de fazer:
Recheio:
Leve ao fogo os ingredientes e misture até o leite condensado engrossar.
O ponto é tipo brigadeiro, porém com muito coco fresco. Uma loucura!

Goma de tapioca:
Coloque o polvilho em uma tigela e adicione a água aos poucos. O ponto é umedecer o polvilho. Formar pequenas pedras.É só isso. Leia as dicas abaixo da receita.
Peneire a goma apertando com as mãos contra a tela da peneira, pra ela ficar soltinha, fica um pózinho.
Leve ao fogo baixo uma frigideira, espere aquecer um pouco e polvilhe espalhando uma camada em toda frigideira (cuide para não deixar buracos), ela fica pronta muito rápido, é só deixar secar. Vire com uma espátula para secar o outro lado, distribua o recheio quando virar e sirva.

Segredinhos:

* Como sei que já posso virar do outro lado a tapioca na frigideira? O que faz a tapioca aglutinar é a goma que foi hidratada, então na hora que ela soltar da frigideira, já pode virar, porque tá pronta! O segredo pra ela ficar bem macia é não tostar muito, Então, vire e já distribua o recheio, tudo bem rapidinho. ;)
* Se você adicionar muita água no polvilho, ficará mole demais e assim, você não consegue "ralar" no coador e fica um horror...então, o "pulo do gato" é o seguinte: Por cima da tapioca com água, despeje um pouco de farinha de rosca ou farinha de mandioca e espere 30 minutinhos, isso fará com que a farinha sugue todo o excesso de água que você adicionou! Ahhh agora ninguém erra mais a tapioca! Depois dos 30 minutos, você irá raspar com uma colher e deixar bem limpinha, sem nenhuma farinha. Agora é só partir os pedacinhos e ir passando no coador.
* Se você tem paciência, não está com fome e não tem pressa pra comer a tapioca, que nunca é o meu caso, proceda dessa forma: Coloque o polvilho em uma tigela cubra com bastante água e leve ao refrigerador por 10 horas. Com o tempo vai ocorrer um processo de decantação e a goma vai para o fundo do recipiente. Escorra a água que sobrar, seque com um pano por cima e fica igual a goma de tapioca que fazemos pra consumir na hora, é só passar na peneira e rechear.
*O ideal é servir assim que sai do fogo!
* Faça o pacote inteiro de polvilho, guarde em um pote com tampa no refrigerador por até 5 dias. Cubra com papel toalha e depois com a tampa do pote, para manter a textura ideal.Todo dia você troca o papel toalha pra conservar melhor.Pode guardar já coado ou em pedra, tanto faz, eu guardo já coado, fica mais prático.
* Recheie na frigideira mesmo, fica bem melhor quentinha.
* Para tapioca salgada, na hora que você polvilhar a goma na frigideira, polvilhe também uma pitada de sal. Eu fiz de queijo com linguicinha calabresa. Hummm...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! =D

IMPRIMIR ESTA RECEITINHA

Imprimir PDF