-------------------------------------------------------------- Na cozinha da Quelen...: Crepe francês de nutella, castanhas e cerejas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Crepe francês de nutella, castanhas e cerejas


Se você está se perguntando qual a diferença entre o crepe francês e a nossa tão querida panqueca, é mais uma questão de textura mesmo (no que se refere à massa). A diferença básica está no uso da manteiga, que dá à massa do crepe uma textura mais delicada que o da nossa panqueca brasileira tradicional. 
E é, justamente, na massa que reside o segredo de um bom crepe. Para que fique com uma textura delicada, é importante que a massa fique de repouso depois de preparada por, no mínimo, uma hora, dizem os franceses. A razão é o glúten, que se abranda durante um período de repouso, conferindo mais elasticidade e plasticidade à massa.
Outra questão é o como bater a massa - à mão dizem os tradicionalistas, no liquidificador dizem os pragmáticos.
Massa fina, levemente frita na manteiga e recheada, o crepe francês (la crêpe, é feminino em francês) é uma tradição da cozinha popular francesa e a principal comida de rua de Paris. Nasceu na Bretanha, no Norte do país, nas mesas simples dos camponeses, mas, na Capital, foi alçando vôos mais altos conforme foram se sofisticando os recheios. De Paris, ganhou o mundo e conquistou adeptos nos quatro cantos do planeta.
Os franceses indicam a cidra, brut de preferência, como a bebida ideal para acompanhar um crepe.
Escolha a sua receita abaixo e bom apetite!

Ingredientes:

250 gramas de farinha
3 ovos


500 mls de leite morno
1 colher de sopa de açúcar de vanila
1 pitada de sal
60g de manteiga amolecida
1 colher de sopa de rum

Modo de fazer:
Receita 1:

Em uma vasilha, coloque a manteiga e a metade do leite, a farinha, os ovos, o açúcar vanilado, a pitada de sal e misture tudo com o fouet (ou outro batedor qualquer). Vá, aos poucos, acrescentando o restante do leite, misturando sempre até obter uma massa lisa e meio líquida (não misture os ovos e a farinha sem colocar nada de leite).Se ficarem grumos, passe a massa por uma peneira.
Acrescente colher de sopa de rum e mexa para incorporar.Cubra a vasilha com um filme e leve à geladeira para a massa descansar.

Receita 2:

Bata todos os ingredientes no liquidificador.
Transfira a massa batida para uma vasilha, cubra com filme e leve à geladeira para descansar.
Agora que você já escolheu a sua receitinha é a hora de fritar:

Fritura:

Retire a massa da geladeira e misture mais um pouco antes de usar.
Quando estiver quente o suficiente, pincele a frigideira ligeiramente com manteiga. Essa operação que deve ser repetida a cada crepe.
Use uma concha para deitar a massa do crepe na frigideira. A medida certa para cada um é meia concha.Espalhe a massa pela frigideira inclinando a frigideira até que a massa se espalhe por igual. Para virar, use uma espátula.
Frite dos dois lados e vá colocando-os em uma travessa.
Depois de todos eles fritos, recheie a gosto e formate dobrando duas vezes como gostam os franceses.
Pode ser servido quente ou frio, aberto, enrolado ou empilhado, como entrada, sobremesa ou lanche.
Meu recheio foi de nutella , castanhas e cerejas picadas, uma delícia!

Dicas:

O primeiro crepe que você fritar será o seu teste para a massa. Se ficar com aspecto meio cartonado, duro ou seco, ou os dois, agregue um pouco mais de manteiga ou leite à massa. Se a massa escorrer pela frigideira sem textura, agregue um pouco mais de farinha, peneirando e misturando com o fouet com muito cuidado para não formar caroços. Caso forme, passe pela peneira.
Experimente!!!


Um comentário:

Ulli Vieira disse...

MA RA VI LHO SO! Parabéns pelo blog!

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! =D

IMPRIMIR ESTA RECEITINHA

Imprimir PDF