-------------------------------------------------------------- Na cozinha da Quelen...: Ovos pochê ou Ovos escalfados

domingo, 23 de outubro de 2011

Ovos pochê ou Ovos escalfados

Em Portugal, os famosos ovos pochê, chamam-se "ovos escalfados", pois, o método de cozimento utilizado chama-se escalfar! Interessante né?

Para quem não conhece nenhum dos dois, é o seguinte:
Ovos pochê, é um termo gastronômico que vem da palavra francesa “pocher” e significa cozinhar um alimento por imersão em algum líquido, seja água, leite ou calda. O ovo pochê é uma das preparações mais usadas na substituição do ovo frito.
O ovo poché bem feito, precisa ter formato arredondado, ter a clara firme e brilhante e a gema parcialmente cozida por fora e ainda líquida por dentro.
Esta técnica de preparar ovos inteiros, sem casca, por imersão em água, deixa os ovos com um sabor extremamente suave, já que não há a adição de gordura.
Eu adoro ovo com a gema "molinha"! O Samuel não gosta, melhor pra ele, pois, não tem perigo de contaminar-se com a salmonela : ) o dele eu deixo por 5 minutos e a gema, fica bem dura, mas aí nao é um ovo pochê bem feito, hahaha...

Ingredientes:

1 ovo em temperatura ambiente

sal, orégano e pimenta-do-reino á gosto
1 litro de água 
1 colher (sopa cheia) de vinagre branco (a adição de vinagre, é para reduzir a temperatura de coagulação do ovo, o que também auxilia a solidificação mais rápida, não se espalhando em demasia pela água).

Modo de fazer:

No fogo, coloque uma panela (não muito rasa) com 1 litro de água, o vinagre e uma pitada de sal. O vinagre e o sal não vão temperar o ovo, mas ajudarão a mantê-lo inteiro. Atenção, se você colocar mais água deve aumentar a quantidade de vinagre.

Quebre o ovo em um copo ou em uma concha ou pote que você possa aproximar bem da água quente, quanto mais perto, melhor : )
Com um batedor de claras, mexa o centro da panela, para formar um rodamoinho e largue o ovo dentro do rodamoinho.

Eu quebro o ovo em um copo, seguro com uma mão e com a outra mexo a água com o batedor e largo o ovo.
Com a colher, delicadamente empurre as pontas soltas da clara para o centro do ovo. 



Deixe cozinhando em fogo mínimo por 3 minutos para uma gema mole e 5 para uma mais ao ponto.



Retire com a ajuda de uma escumadeira, com cuidado, escorra, coloque sobre papel absorvente e enxugue-o com o papel para retirar o excesso de água.
Se preferir, após retirá-lo com a escumadeira, da panela, fazer a imersão em uma outra panela com água fria, para interromper o cozimento, eu não faço, pois ele fica frio e eu gosto bem quentinho : )
Transfira para o prato, tempere com sal e pimenta e sirva com fatias de pão, queijo, manteiga, geléia, com o que você mais gostar!
Dica: Quanto mais frescos os ovos, mais eles manterão a forma ao serem mergulhados na água fervente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! =D

IMPRIMIR ESTA RECEITINHA

Imprimir PDF