Cereal matinal de aveia com mel e castanhas

 Aqui em casa, nós sempre consumimos cereal no café da manha ou no lanche da tarde, mas tenho que admitir a vocês que o cereal que faço em casa é muito, mas muito mais gostoso pra mim que o do supermercado, porquê? Ele é muito mais crocante, não é muito doce, é mais integral e tem tudo que eu amo, na medida certa e tudo isso sem aqueles conservantes, aromatizantes e coisas que fazem mal a nossa saúde!
Uma coisa que me levou a fazer o meu próprio cereal foi ler nas embalagens de cereais (aquelas famosas letras pequenininhas atrás da embalagem sabem?) os ingredientes que levam e vi que todos, sim todos, usam desde frutas desidratadas, corante, aromatizante, conservantes, entre outros (inclusive alguns tem até ingredientes que causam câncer!) e isso tudo me assusta um pouco.
Enfim...eu gosto de fazer o meu cereal pra ter certeza de que o que eu e minha amada família estamos comendo é aquilo mesmo, é saudável e o preço que eu estou pagando é o justo, sem pagar somente pelo açúcar ou a aveia que pesam bastante e são os mais baratos do pacote de cereal!
Vocês podem variar os ingredientes, como colocar amêndoas, coco ralado, chia, flocos de arroz, enfim é conforme o seu gosto, pode-se fazer varias combinações.
Vamos a maravilhosa receitinha!

Ingredientes: (xícara de 240 ml)

500 g de aveia em flocos
2 xícaras de de flocos de milho (sem açúcar)
1/3 xícara de mel
100 g de castanhas do pará picadas
1/2 xícara de uva passa
1/2 xícara de quinoa
1/2 xícara de linhaça dourada moída
1/2 xícara de fibra de trigo
140 g de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de óleo de canola

Modo de fazer:

Disponha em uma panela grande, a aveia em flocos, o mel, as castanhas picadas, a quinoa, a linhaça, a fibra de trigo, o açúcar mascavo, o óleo e misture bem.
Agora você leva em fogo médio e fica mexendo até o cereal ficar bem dourado e lindo. Isso é rápido, é só o tempo do açúcar mascavo grudar e caramelizar bem de leve.
Desligue o fogo, espere esfriar, junte os flocos de milho e as passas e misture.
Guarde em potes herméticos para que o cereal não perca a crocância.
Na hora de servir, adicione uma fruta fresquinha, fica melhor ainda!
Abaixo uma foto com iogurte natural caseiro e morangos picadinhos! É uma delícia, delícia e delícia!




Comentários