Torta francesa mousse de chocolate


Que tal um pedaço dessa torta/bolo mousse francesa linda? Imagine ela no verao com uma bola de sorvete de creme do lado? Ou no inverno apreciar um pedacinho quente mesmo? hahaha...eu adoro!
A torta (que pra mim seria um bolo cremoso) fica deliciosa, você faz uma decoraçãozinha e tcharamm uma linda sobremesa!
A receita original é daqui, clique para visualizar a foto original.
Eu não fiz com "Pâte sucrée" (borda) nas laterais, somente em baixo.Se você também quer com a base só em baixo,  como eu, é só reduzir os ingredientes da base pela metade.
Eu fiz uma coisa errada na receita, eu simplesmente esqueci que eram somente 15 minutos no forno e deixei 26 minutos :( talvez seja por isso que a minha não ficou como a do site original, derretendo a parte de dentro. Mas estava ótima e bem linda com a minha decoração comestível! hehehe...

Ingredientes : (Forma de 25 cm de diâmetro)
Mousse:
200 g massa de chocolate escuro
4 gemas
5 claras

Base para 2 tortas: (pode-se guardar no refrigerador ou reduza os ingredientes pela metade)
95 g de açúcar de confeiteiro, peneirado
30 g de farinha de amêndoas
100 g de manteiga
1 pitada de sal
10 g de açúcar de baunilha
1 ovo
200 g de farinha
20 g de cacau em pó sem açúcar

Modo de fazer:

Base:
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture-os até tudo se incorporar.
Faça uma bola e leve ao refrigerador por no mínimo 2 horas.
Espalhe em uma forma redonda fazendo toda a base inferior e as laterais. Eu não fiz as laterais, porque minha forma era de silicone!

Mousse - massa:
Pré-aqueça o forno á 180°C.
Em uma batedeira, bata as claras em neve e reserve. Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria.
Quando o chocolate estiver totalmente derretido, junte as gemas e mexa sem parar com um fouê (batedor de arame), para não empelotar. Misture delicadamente as claras em neve.
Coloque a massa-mousse na forma e leve forno pré-aquecido a 180°C durante 10 minutos.
Após retirar do forno, polvilhe a superfície com açúcar de confeiteiro e decore com frutas vermelhas ou raspas de chocolate.

Comentários