Penne alla Norma (ou quase) Penne com molho de berinjela e tomate


Típico do sul da Itália, onde todo restaurante tem no cardápio, a pasta alla Norma é mais um prato barato, gostoso, rápido de preparar.
Eu preferi usar tomates frescos e o molho de tomates, porque gosto dos pedacinhos dos tomates, mas você pode usar molho de tomates com tomates pelados.
Algumas ressalvas italianas que eu não segui ao pé da letra:
A berinjela tem de ser necessariamente frita, emergida no óleo mesmo, qualquer outro processo cozimento, seja grelhado ou assado, já não sera alla Norma, dizem os italianos.
A massa correta que se usa é busiata, que é curta, na falta use penne ou pennete. Eu usei a pennete e ainda era integral, rsrs...Mas eu não recebo nenhum italiano (a não ser eu mesma) para jantar e reclamar da "Pasta alla Norma" aqui em casa, então tá valendo!

Ingredientes:

200 gramas de macarrão busiata (usei pennete integral)
1 berinjela grande fatiada
2 tomates maduros
200 ml de molho de tomate pronto
1 dente de alho
Azeite para fritar as berinjelas
Sal e pimenta a gosto
Queijo parmesao ralado na hora a gosto

Modo de fazer

Coloque a berinjela de molho por 15 minutos em uma tigela com água e sal e um prato em cima para fazer peso.Isso é para tirar o amarguinho da berinjela.
Seque-as com papel toalha e frite as berinjelas no azeite. Reserve sobre um prato até esfriar.Corte-as em tiras e reserve.
Doure o alho, acrescente o tomate, o molho de tomates, deixe refogar bem e junte a as berinjela em tiras. O tomate não irá desmanchar, mas assim fica mais rústico e também mais gostoso. Tempere com sal a gosto. E deixe apurar um pouco, para o tomate desmanchar.

Enquanto isso, cozinhe o macarrão em água abundante com sal.
Quando o macarrão estiver pronto, escorra a água e junte-o ao molho, misture bem.
Enfeite com berinjelas inteiras, eu esqueci de reservar algumas fatias...que pena...
Escolha um vinho tinto bom e pronto! Se for ao meio dia como eu, não pode rsrs...
Bom apetite!


Comentários