Hommus tahine - Pasta de grão-de-bico

Aqui em casa nós gostamos bastante de hommus.
Hommus (ou Hummus), para quem nunca ouviu falar é uma pasta de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim), muito consumida em todo o Oriente Médio, África do Norte, Marrocos, mas é conhecida no mundo todo.
É gostoso, é simples de fazer e você pode servir em festinhas, acompanhado de pão sírio ou torradinhas como entrada para o jantar e, claro, é ótimo para passar no pãozinho ou biscoitos acompanhado de um belo café cremoso! :)
Tradicionalmente é consumido com o pão sírio, mas eu estava com preguiça de fazer! Assim que me motivar farei o pãozinho sírio e posto aqui também =D
Eu sei que o Tahine é um pouco caro no Brasil (pelo menos para quem não usa seguido, comprar um pote e usar 1 colherzinha), mas eu ensino como fazer e acredite é muito fácil! Assim como o Hommus :)
Então vamos lá!

Ingredientes:

250 gramas de grão-de-bico cozidos (ou enlatado)
1/2 xícara da água do cozimento (se necessário)
1 dente de alho pequeno (aumente ou diminua a quantidade, de acordo com sua preferência)
2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)
Suco de 1 limão
Sal a gosto (eu uso 1 colherzinha de café)
50 ml de água aproximadamente- se necessário
Azeite de oliva (para o final, é opcional)

Tahine caseiro:
6 colheres de sopa de gergelim branco
água se necessário

Modo de fazer:
Tahine:
Em uma frigideira adicione o gergelim e espere eles dourarem levemente, é rápido cerca de 1 minuto. Não esqueça de tampar, quando o gergelim começar a pular, está pronto.
Coloque o gergelim tostado no processador ou bata com o mixer até virar uma pasta como manteiga. No inicio parece que não vai dar certo, vira uma farofa, mas continue que vira pasta.Viu que fácil! Tá pronto. Se quiser pode agregar água, ficará um creme ralinho, que você pode passar no pão ou biscoitinhos, etc...Mas para o Hommus não!
Clique na foto para ampliar.
Hommus:
No processador, processo o grão-de-bico já cozido até que desmanche.
Acrescente o restante dos ingredientes e bata até que fiquem bem misturados.
Se você não tem processador, bata todos os ingredientes com o mixer, porém coloque o suco de limão para ajudar, se for grão de bico enlatado, nem é necessário.
Verifique a consistência, ele estará espesso, se quiser mais cremoso é só agregar água e bater.
Prove e, se precisar, acrescente mais temperos.
Retire e coloque em um recipiente. Regue com azeite e conserve em geladeira por até 1 semana.
Dicas: use o caldo do cozimento se achar que está muito consistente, mas coloque aos poucos pra que não fique muito líquido. Se gostar, coloque mais tahine para acentuar o sabor.




Comentários