Estrogonofe de soja

Adoro estrogonofe de soja! Até pensei que já tinha postado aqui no blog...
A primeira vez que comi soja, foi em 2009, com um casal de amigos vegetarianos (Rafaela e Vitalino), eles fizeram e me apresentaram o estrogonofe de soja.
Eu nao sabia cozinhar nada sem carne, estava apavorada porque eles iriam jantar lá no meu apto! rsrs...aí ele falaram que iriam me ensinar a fazer proteína de soja.
Eu achava que não iria gostar, porque a soja tem um cheiro mais forte antes de ser preparada, mas é só você saber prepará-la que fica ótima e deliciosa.
Eu não lembro mais da receitinha de 2009, lembro que ia milho, que eu amo! mas não tinha em casa nesse dia, então logo posto outro estrogonofe diferente! hehehe...
Hoje está entre meu pratos preferidos!
Ingredientes:
Clique na foto para ampliar.
2 xícaras (de 240 ml) de iscas de proteína de soja hidratada
2 colheres de soja de azeite
1 dente de alho picado
2 tomates médios
200 ml de creme de leite (ou creme de soja)
200 gramas cogumelos
2 colheres sopa de catchup
2 colheres de sopa de mostarda comum (ou 1 de dijon)
1 cebola média
2 colheres de sopa de molho de soja (opcional)
sal, orégano e pimenta (ou tempero completo) a gosto

Modo de preparo:

Para hidratar a soja:
Coloque a proteína de soja em uma tigela com no mínimo 6 xícaras de água fervente (bem quente mesmo) e espere repousar por 20 minutos. Enquanto isso pique o tomate, a cebola e os cogumelos.
Escorra a água e esprema com as mãos ou com um espremedor de batatas até sair todo líquido retido.
Em uma panela, em fogo médio, doure a cebola no azeite.
Junte o restante dos ingredientes (exceto o creme de leite), 150 ml de água, misture bem e deixe refogar por no mínimo 5 minutos, para que a soja adira bem o sabor do molho e o tomate fique macio.
Clique para ampliar.
Prove de sal, pois o molho de soja já é salgado, junte o creme de leite, misture e deixe em fogo baixo por mais 2 minutinhos para ficar ainda mais cremoso.
Está pronto!
Eu servi com arroz integral e ervilhas frescas. O ideal é arroz branco mas eu não tinha em casa disponível nesse dia! ^.^


Comentários