Bolo de linhaça com mel

Eu vi essa receita aqui e resolvi testar, pois me pareceu muito interessante um bolo de linhaça, bem saudável =D
Fiz pequenas alterações, mas mesmo assim ficou excelente!
Eu não tinha toda a quantia de farinha integral, então substituí por branca, oque não deixou meu bolo 100% integral, mas ficou 80% hehehe...
Adicionei uma banana madura para dar um saborzinho a mais :)
Para saber os benefícios da linhaça, clique aqui.
Ingredientes:
(xícara de 240 ml)
1 banana bem madura (opcional)
1/2 xícara de semente de linhaça
1 de xícara de farinha de trigo branca
1/2 de xícara de farinha de trigo integral
3 ovos
1 xícara de iogurte natural
1 xícara de mel
1 colher de sopa de fermento químico
1 pitada de sal

Cobertura: (opcional)
8 colheres sopa de cacau em pó
8 colheres sopa de açúcar
2 colheres sopa de água
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer:
Pré aqueça o forno á 180°C.
Bata com o mixer (ou no liquidificador) as sementes de linhaça, a banana, os ovos, o iogurte e o mel.
Agregue os demais ingredientes utilizando uma colher de pau ou um fouê. A massa fica mais consistente, é normal.
Despeje em uma fôrma redonda untada e enfarinhada (ou de silicone) e asse em forno pré-aquecido a 180º até passar no teste do palito (no meu forno levou 50 minutos).
Para fazer a calda, misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura.
Clique na foto para ampliar.
Cubra o bolo, decore á gosto e bom apetite!


Comentários