-------------------------------------------------------------- Na cozinha da Quelen...: Polpettone recheado com molho de tomate

sábado, 3 de novembro de 2012

Polpettone recheado com molho de tomate

Um generoso polpetone de carne recheado com queijo da maneira mais simples e rápida de fazer!
Para quem nunca ouviu falar, polpetone vem do italiano e nada mais é que uma almôndega grande de carne moída, variando alguns ingredientes.
Pode ser simples ou recheado com muçarela, presunto ou tomate seco, o recheio fica a gosto do freguês. :) O seu formato varia, pode ser tipo um rocambole ou porções individuais parecidos com hamburguês.
Eu fiz com molho de tomates industrializado (aqueles prontos de lata) e também grelhei os polpetones na frigideira para agilizar a receita, já que tinha pouco tempo. Afinal, ás vezes temos que ser mais práticos...Mas se você tiver tempo de sobra, faça com molho de tomates caseiro (fica mais saudável) e também troque a frigideira por 30 minutos de forno ;) ficará ainda mais delicioso!
Ingredientes: (7 polpetones médios)

400 gramas de carne moída
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de vinagre
1 cebola picada (ou ralada)
Sal, orégano, pimenta do reino á gosto

Recheio e para gratinar:
200 gramas de queijo fresco (ralado ou fatiado)
1 lata de tomates pelados

Modo de fazer:

Adicione todos os ingredientes dos polpetones em uma tigela e misture bem até virar uma massa homogênea.Pegue pequenas porções de massa, faca hambúrgueres finos, sobre cada bife, coloque uma colher de queijo e cubra com outro bife, fechando bem suas bordas para não abrirem e dando um aspecto arredondado.Ou faca bolinhas e achate um pouco, como você preferir. Devem ficar gordinhos como na foto.
PS: eu coloquei bastante cebola porque gosto, você pode colocar menos ;)
Clique para ampliar.
Em uma frigideira antiaderente ou grelha doure os polpetones dos dois lados.
Despeje a lata de molho de tomates em um refratário e disponha os polpetones sobre o molho.
Cubra com uma colher de queijo fresco ralado (ou queijo fatiado) e leve ao microondas por 4 minutos ou até o queijo derreter ou leve ao forno até dourarem.No forno levará cerca de 15 minutos.
Quando estiverem assim está pronto!
Bom apetite! Eu servi com ervilhas frescas, cenouras francesas e um arrozinho soltinho, mas combina perfeitamente com um macarrão maravilhoso al dente!
 Primeiro pedacinho:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pelo seu comentário! =D

IMPRIMIR ESTA RECEITINHA

Imprimir PDF