Como comer Escargots

Quem não lembra do filme "Uma linda mulher" onde o escargot saí voando pelo restaurante?
Muito engraçado no filme! mas só no filme né?
A primeira vez que eu e meu marido comemos foi na nossa viagem de férias á Paris, em um estabelecimento que fica próximo á Torre Eifel. Não lembro mais o nome, isso foi em julho de 2010, mas tem muitos restaurantes que servem, por todos os lugares! Tem até lugares que você pode ir bem informal. Tem também vários lugares que você compra por quilo e faz em casa. Enfim, como todos sabem, a Franca é o país do Escargot e ir lá e não provar né? Voltando ao escargot...Gente do céu...que tortura foi pra mim! hahaha...
Eu particularmente não gostei desses caracóis digo , dessa iguaria e não tem jeito que me faça comê-los, mas meu marido ama! Por isso tem aqui em casa de vez em quando. :(  É claro que provei um naquele dia, depois do primeiro, deixei pro maridão devorar o resto e depois nunca mais comi. Talvez seja o meu psicológico que me faz não gostar...mas enfim...
Para o meu paladar "não sofisticado" não tem gosto de nada, a não ser da manteiga de ervas.Parece  mais com a textura de carne de soja ou coraçãozinho de frango (sim isso eu adoro! hahaha, mas o tal escargot que é criado só comendo ervas não, vai entender o ser humano!).
Para quem não sabe o que é Escargot, segue o que eu sei:
Ele é um molusco encontrado nos bosques franceses, rico em proteína.
É um prato muito requintado, servido na maioria das vezes como entrada.
A porcão geralmente é de 6 escargots por pessoa.
Pode ser apresentado em sua própria concha ou em uma concha de porcelana, em um  prato que tem pequenas cavidades próprias para acomodá-los.
Para comer escargots nos padrões de etiqueta francesa, exigi-se talheres especiais, que custam bem caro na minha opinião, resumindo se você acha o preço dos escargots caros, quando você ver o preço dos talheres você irá infartar!mas se a vontade for grande de experimentar a iguaria, tente sem, dê um jeitinho brasileiro... =D E se alguém gostar na sua casa e for comer com frequência, aí sim, invista nos talheres, que são bem lindos! hehehe...
Se você quiser saber mais sobre escargots, nesse site aqui. tem tudo!


Modo de comê-los:

Para fazer esse post pra vocês, eu comprei os Escargots tradicionais com manteiga de ervas ("Escargots a Burgonha"), já pré-prontos resfriados.
Clique para ampliar.
Só levei ao forno pré aquecido á 200°C até a manteiga derreter por completo e pronto.
Antes de irem ao forno.
Clique para ampliar.
Eles devem ser servidos bem quentes.
Jamais pegue com a mão (isso nem precisaria ser mencionado, mas só pra lembrar).
Você irá receber talheres assim:
Clique para ampliar.
A concha estará muito quente, você irá utilizar a pinça para pegá-los, com a mão esquerda, deixando a parte da manteiga de ervas virada para cima.
Com a mão direita, você retira-rá o escargot de dentro com um garfinho de dois dentes que é oferecido no restaurante.
E agora coma filha! hehehe...
Em seguida, o molho que ficou na concha, você vira com delicadeza, para sair a manteiga de dentro no prato de cerâmica que está a sua frente e com a mão direita embeba um pedaço de pão branco.
Eu esqueci de mencionar isso, mas é servido pedaços de pãezinhos brancos juntamente com os escargots para você embeber na manteiga de ervas que caí sobre o prato, conforme manda a tradição francesa.
Clique para ampliar.
Para beber escolha um vinho branco suave, é o que combina melhor.


Comentários

Anônimo disse…
Nao consigo provar essa iguaria!
Mes passado fomos prara Toscana, e meus sogros me levaram pra conhecer um Agriturismo, la tem um restaurante que acomoda no max 20 pessoas, e nao existe menu voce come oque foi preparado naquele dia pela familia... Imagine q pra minha sorte a entrada era escargot, eu rodei eu girei eles no prato eu tirei ele da concha, mas nao tive coragem de por na boca, eu fico lembrando que eles soltam aquela gosma e acho muito "nojento". Nao comi, nao como e olha que eu provo de tdo, adoro comer, cozinhar mas nao hà quem me convensa a comer os tais caracois!!!!

Bjs querida, e estou apaixonada pelo seu blog!!
JuFilakoski
Quelen Grapiglia disse…
Oi Ju!Nunca fui á Toscana, deve ser lindo!
E que azar no restaurante!Eu tb não gosto, mas o marido ama! Então só ele come aqui em casa :)
Obrigada querida, vc é muito gentil :)
Um super beijo!