Sagu de vinho cremoso

Sagu de vinho, é uma sobremesa típica do Rio Grande do Sul.É servido na maioria dos restaurantes também.
O Sagu é feito geralmente com vinho, mas pode ser feito também com leite ou suco de laranja.
Eu estava falando com minha querida amiga Fernanda esses dias e ela me falou que a mãe dela, cada vez que faz sagu, lembra que eu gostava de comer quente!Nossa bateu uma nostalgia do sagu e resolvi fazer!
Existem 2 tipos de sagu, ambos são grãos de amido mas tem uma diferença.
O sagu de tapioca é feito a partir da raiz da planta. São semelhantes, mas não são idênticas, quando utilizado nas receitas.E o sagu brasileiro é feito de fécula de mandioca.
Aqui na Alemanha, na cidade onde moro, não tem o sagu do Brasil, só tem o de tapioca (mas use esse que funciona!).Você encontrará para comprar em lojas de produtos asiáticos.
Nesse blog aqui , a Mel, escreve várias informações de onde encontrar produtos que consumimos/comemos/usamos no Brasil e na Alemanha é difícil de encontrar.Uma leitora do blog dela comentou que existe sagu e é esse aqui. Mas eu fiz com ele e particularmente nao gostei, por questao de gosto mesmo, as bolas sao bem maiores e ele fica  denso,"mais pegajoso".
Ingredientes:

1 xícara de sagu
3 xícaras de vinho tinto
1 rama de canela ou Cravo à gosto
2 xícaras de água
Açúcar ou adoçante à gosto

Modo de preparo:

Coloque o sagu em uma tigela de molho na água por um periodo de 30 minutos.Isso faz diferença no final, o sagu fica mais cremoso, mas se você não quiser não faça, só ele irá ficar um pouco "aguado" e você terá que cozinha-lo por mais tempo.
Clique para ampliar a foto.
Em uma panela, coloque a água para ferver, junte o vinho (não precisa ser vinho muito caro, o vinho que é bom pra tomar é bom para cozinhar!) e as especiarias.
Clique para ampliar a foto.
Quando começar a ferver, escorra o excesso de água do sagu que estava hidratando na tigela e acrescente-o na panela do vinho.É só o excesso mesmo, pode deixar um pouco, principalmente aquela parte gelatinosa, que é oque encorpa o sagu.
 
Deixe cozinhar mexendo sempre para não grudar no fundo da panela, até as bolinhas começarem a ficar transparentes.Isso levará 20 minutinhos.Se por acaso, durante o cozimento, você achar que ele está muito encorpado, é só acrescentar um pouquinho mais de água ou vinho.

Quando ficar bem cremoso e as bolinhas estiverem como na foto, acrescente o açúcar, mexa por mais 2 minutos e retire do fogo.
Clique para ampliar a foto.
Deixe resfriar um pouco e leve ao refrigerador.
Sirva em tigelas com creme de baunilha ou merengue caseiro.
Ele é comido gelado, geralmente acompanhado de creme de baunilha, ou merengue.Eu sou do contra e como quente! hahaha...mas eu como frio também, rsrs...
Você come um pouco de sagu, sempre pegando um pouco de merengue ou creme.
Para fazer o merengue é só bater 2 claras em neve com 6 colheres de sopa de açúcar.
Para fazer o creme de baunilha, misture 250 ml de leite, açúcar a gosto, 1 gema de ovo peneirada (faça isso para não ficar com gosto de ovo), 1 colher (sopa) de amido de milho e 10 gotas de essência de baunilha e leve ao fogo baixo mexendo sempre até encorpar.


Comentários

Nicole disse…
Mulher, A-DO-RO SAGU!! Tava com uma saudade... e olha que eu sou paulista, hem? Mas sempre comi com uma caldinha de especiarias, cravo e canela principalmente. Poutz, sagu com cravo, me deu até água na boca agora ;).
Vou fazer para o meu alemón, ele vai adorar.

Ah, curiosidade: aquela febre aqui na Alemanha, o tal do "bubble tea" (tem até no McDonald's o negócio) é justamente o nosso querido sagu. Desvirtuado, claro.

Beijo grande,

Ni.
* Mel * disse…
Quelen, espero que você nao se incomode que eu usei suas fotos, eu dei os creditos, claro!! :)

http://www.na-alemanha-tem.com/post/26140802687/sagu-na-alemanha
Quelen Grapiglia disse…
Oi Mel! Claro que não me importo, pelo contrário! eu fiquei feliz! :)
Beijos, beijos!
* Mel * disse…
Sei nao viu Quelen, só de olhar esse Bubble tea fico com aflicao hahahaha. ;)
Nicole disse…
Ai, comprei as tapioca perlen, vou fazer sagu o quanto antes, ne-ces-si-toooo!!
Tudo culpa da Quelen que fica botando lombriga na barriga das pobres expatriadas, viu!
hahahahaha, beijão querida!