Quindim simples e fácil de fazer

Fazia um tempão que queria comer um quindinzinho! Mas só de pensar naquela trabalheira, ainda sujar liquidificador (eu odeio ter que lavá-lo depois), eu desistia...Também pensava na receita clássica 30 gemas...ah meu Deus, o que vou fazer com tanta clara? e o colesterol?
Então mês passado, no dia do meu aniversário, eu resolvi criar a minha receita (ai que metida), que é bemmm simples, com ingredientes simples e vou dizer uma coisa pra vocês: Eu nunca mais faco o clássico!porque esse é ótimo!
Eu também não tinha leite de coco, então usei leite integral, hehehe, casa de pobre né gente...nem sempre se tem tudo :)
Com as claras vocês podem fazer várias coisinhas, omeletes, merenguinhos ou essa (clique aqui) ou qualquer outra sobremesa maravilhosa:)

Ingredientes:
1 ovo inteiro
9 gemas passadas pela peneira
200 ml de leite (comum)
200g de açúcar
150g de coco ralado seco
Para untar as formas, você escolhe o que usar:
1.Mel e manteiga ou 
2.Manteiga e açúcar cristal ou 
3.Glucose e água

Modo de fazer:
Pré-aqueça o fogo por 15 minutos potência alta (200°C).
Em uma tigela, peneire as gemas ou faca como esse vídeo mostra.
Adicione o restante dos ingredientes.
Misture com uma colher de pau ou de silicone.
Para untar as forminhas:
Você pode utilizar "a ultima moda" que os gastronômicos criaram, que é untar com glucose dissolvida na água conforme as instruções da embalagem, eu não faco assim, eu faco o método antigo (açúcar e manteiga).
Unte generosamente com manteiga e polvilhe açúcar, se você quer ele beeem brilhoso polvilhe bastante açúcar, retirando somente o excesso, sem bater, só chacoalhando.
Com o mel e a manteiga é o mesmo procedimento acima, unte generosamente com manteiga e adicione uma colher (chá)de mel em cada forminha e espalhe com um pincel culinário, foi assim que fiz nos meus.
Se você gosta daquele quindim brilhoso, faça com açúcar e manteiga (eu tinha que testar se funcionava com mel também, hehehe...)
Despeje a massa nas forminhas e e leve em BANHO MARIA no forno para assar por 30 minutos ou até que o coco esteja dourado.Para forminhas maiores, de cerca de 50ml, o tempo de forno sobe para 45 minutos.Tem que ser em banho maria, não faca de outra maneira.
Dica: Coloque a água quente na assadeira com cuidado, de forma que a água atinja somente metade da altura dos quindins. Feche a porta do forno e deixe assar.Cuide para que não falte água no banho-maria!
Clique na foto para ampliar e visualizar melhor o que é o coco dourado :)
PS: Tinha caído na forma de muffins, algumas gotas de mel quando untei as formas, antes de ir ao forno, não é sujeira não hein! aqui em casa é tudo bem limpinho :) rs...
Retire a assadeira do forno e as forminhas do banho-maria.
Desenforme os quindins morninhos, nem quente, nem frio.
Com a ajuda de uma faca com ponta, destaque as laterais, aonde o coco está grudadinho e vire-os em um prato. Estao prontos! só levar pro refrigerador e deliciá-los bem geladinhos!
Outras dicas:
Eu fiz com o coco ralado seco, mas o coco fresco é melhor!
Para que nao fiquem com gosto de ovo, é essencial peneirar as gemas corretamente, não passe a colher na peneira para ir mais rápido, fazer isso é a mesma coisa que nao peneirar.Se você não tem paciência e fica tentado dar uma ajudinha, clique aqui e assista a esse pequeno vídeo que explica outra técnica.
Se você quiser e tiver, substitua o leite comum pelo leite de coco.
Rende 12 quindins grandes, utilizando-se forminha de Muffins.
Se você usar as forminhas próprias para quindin, renderá mais.

Comentários