Leite condensado cozido - Doce de leite fácil


Quando eu era pequena lá em Barbacena, minha mãe sempre fazia para eu e meu irmão comermos com bolinhos de chuva aos domingos, era tao bom!
Se sua panela for grande e você quiser economizar gás e tempo, pode cozinhar 3 ou 4 latas ao mesmo tempo, guardá-las cozidas e fechadas na despensa, para usar depois!A validade será a mesma que estava antes de cozerem o leite condensado.Depois de cozido o leite condensado, coloquem uma etiqueta com a data de validade que aparecia no rótulo. Como a lata não estará aberta, não há nenhum perigo de perder a validade.
Quem tem "medo" de usar a panela de pressão, pode fazer na panela normal, mas leva um tempão 2horas e 30 minutos, acredito que nao valha a pena...

Modo de fazer:
Para cozinhar o leite condensado, coloque-o juntamente com água quente na sua panela de pressão.
A água deve ficar 3 dedos acima da lata.
Se tiver rótulo como a minha lata, tem que tirar, porque desmancha e entope a válvula da panela.
Leve ao fogo alto.
O tempo de cozimento vai do seu gosto :)
Assim que começar a fazer pressão, conte:
30 minutos para ficar um doce de leite mole, cremoso, para rechear um bolo por exemplo.
40 minutos para um doce de leite mais firme.
50 minutos para doce em ponto de corte, como o meu.)
Depois de passar o tempo de cozimento, retire a panela do fogo, retire a pressão, como de costume, retire a lata e RESERVE.
Em hipótese alguma abra a lata quente!Ela irá explodir e você vai se queimar!Espere arrefecer, coloque no refrigerador ou aguarde 3 horas em temperatura ambiente ou em uma bacia com água e gelo, como você quiser.
Só abra quando a lata estiver fria.
Agora é só saborear o seu doce de leite maravilhoso!

Comentários

Bibi disse…
Delicioso!
Anônimo disse…
Oi Quelen! Ótima receita! Depois que eu abrir a lata ja cozida, quanto tempo eu tenho para conssumí-la? Obrigada!
Quelen Grapiglia disse…
Aqui em casa consumimos em 1 semana, nunca durou mais que isso...então, não sei ser precisa quanto a validade :(