Porco pururuca


Quando pensamos em pururuca, pensamos já naquele óleo todo, aquela gordura terrível nada light e que ainda faz você muitas vezes até se queimar na hora de pururucar a tal da carne.
A minha receita de pururuca é totalmente o oposto.Posso dizer (em relação as outras pururucas claro) que é um porco pururuca mais light.
É bem comum as pessoas derramarem óleo ou gordura fervente sobre a pele da carne de porco (e ás vezes da sua também), para obter a pururuca, mas isso além de pouco saudável, é perigoso, pois podemos causar uma queimadura feia na pele.
O segredo é simples, tem que assá-lo bem lentamente e depois regá-lo com a marinada e aumentar a temperatura do forno, só isso!
Como é uma iguaria brasileira de Minas Gerais, servi com couve mineira e farofa de abacaxi com bacon(receita aqui), humm que delícia!

Ingredientes:


2 kg de carne de porco
1 colher (sopa) de pimenta do reino
1 colher (sopa) de alecrim desidratado
½ colher (chá) de noz moscada
4 dentes de alho amassado
Sumo de 3 limões
1 colher de sopa de sal (ou a gosto)

Modo de fazer:

Fure toda a carne com um garfo, isso serve para ela absorver mais o tempero.
Misture todos os ingredientes em uma tigela, acrescente a carne, esfregue bem os temperos nela, cubra e leve ao refrigerador de 1 dia para outro.Isso é essencial.
Coloque a carne (com a pele para cima) sobre uma forma que obtenha uma grelha, pois a carne soltará gordura quando estiver assando e você não quer deixar o porco "nadando" na gordura. Isso já fará com que ela fique mais light.
Asse em fogo pré aquecido á 200°C durante 1 hora.Vire e asse por mais 30 minutos.
A medida em que a carne vai assando, a gordura vai derretendo e confitando.
Pururuca:
Vire novamente a carne e com a marinada da carne regue todo porco.
Aumente a temperatura do forno para o mais alto que tiver (o meu é 250°C) se tiver dourador use-o e coloque o porco novamente no forno por 30 minutos.Está pronto.
Outra maneira de pururucar, sem ter que esperar os 30 minutos acima mencinado, é com um maçarico á gás (o mesmo usado para fazer Creme brûlée), passe gelo em todo porco (já frio) e passe o maçarico no porco até quando estiver do seu gosto.

Que delíciaaaaa!

Comentários

Anônimo disse…
cara quelen obrigado por criae este blog e dividir conosco,realmente é um diferecial seu a didatica e o bom gosto, parabens!!
para o porco a pururucadivido contigo um truque que nem formados em escolas de gastronomia sabem!horas antes deve-se colocar uma(s)cerveja de garrafa na geladeira pouco antes do porco com pele ficar pronto passe a cerveja para o frezzer cuidado para não congelar aumentar a temperatura do forno quando a pele do porco começar a estalar abri a garrafa e sacudir tampando o gargalo retirar o porco do forno e dar um banho com a cerveja que jorrar pelo gargalo a pele ficara toda pururuca (crocante )espero que tenha gostado do truque abraço ricardo rick.70@bol.com.br
Quelen Grapiglia disse…
Humm...Obrigada! Deve ficar muito bom! Vou fazer isso! Abracos!