Fondue de chocolate - Schweizer Schokoladenfondue


Fondue suíço de chocolate ou Schweizer Schokoladenfondue (em suíço- alemão) não tem quem não goste!
Um detalhe importante que, infelizmente, ninguém fala em receitas de fondue é a quantidade de chocolate por pessoa.As primeiras vezes que fiz no Brasil, era um desperdício, nunca acertava, eu mudava de receita e sempre sobrava ou faltava.A quantidade certa é essencial, por não ser um prato "barato" de fazer no Brasil. Aqui na Alemanha o chocolate é muito acessível de preço.
Nós moramos na divisa com a Suíça e tem uma fábrica de chocolate suíço, que vendem barras por 1 euro (R$ 2,30 em reais) apenas.Mas no supermercado também são ótimos os valores em relação ao que pagamos no Brasil, as barras da Lindt que são geralmente as mais caras, custam a partir 1,50 e 1,99 (em euro).Mas tem chocolates alemães para culinária por 0,75 centavos de euro.O preços dos chocos belgas são em geral, alguns centavos mais baratos que os suíços.Uma beleza!Achei um absurdo o preço da barra de chocolate Nestle (R$4,00) no Brasil, quando fui nas férias!O preço de uma barra da lindt no Hipermercado estava 13 reais a mais comum!Uma exploração!
Enfim, voltando a receita, eu fui aprender só aqui a quantidade certa que é de 90 á no máximo 120 gramas por pessoa e 2 xícaras de frutas picadas por pessoa.
Morango, uva e tangerina ou laranja, são mais gostosas que as outras frutas.
Receita de fondue de queijo clique aqui.

Ingredientes: (3 pessoas)

300 g de Chocolate picado de sua preferência (amargo, branco, ao leite)
1/2 lata de creme de leite (aqui use o Sahne)
2 colheres (sopa) de rum ou conhaque
Frutas:
Abacaxi, morango, uva, laranja, maça, tangerina (bergamota no RS), banana, entre outras.


Modo de fazer:

Coloque em uma panela esmaltada ou de cobre todos os ingredientes (menos as frutas) e leve ao réchaud, regulando a chama o mais baixo possível.
Se você não tem o aparelho de fondue, coloque todos os ingredientes (menos as frutas) em uma panela normal em banho maria, em fogo baixo, dá certinho também.
 Mexa delicadamente até que o chocolate derreta e fique tudo bem homogêneo. 
Disponha as frutas em vasilhas e coloque-as próximas ao rèchaud.Caso não disponha de rèchaud para preparar fondue, coloque-a na mesa em um recipiente refratário, colocado em banho-maria.
Deixe que cada pessoa se sirva, espetando na ponta de um garfo de cabo longo um pedaço de fruta, mergulhando-o depois na fondue.
Caso não disponha de rèchaud para preparar fondue, prepare-a em um recipiente refratário, colocado em banho-maria.
Aqui tem um vídeo de fondue para quem quiser ver (em alemão)

Comentários

Anônimo disse…
adorei obrigada