Sauerbraten - Carne típica alema

É um clássico da cozinha alemã. O radical sauer- significa azedo, pois é feito com vinagre, que é azedo mesmo.Ficou realmente delicioso!
O ideal é acompanhar com spätzle (massa típica que já postei no blog) e repolho roxo (Rot Krauter), ou em caso de preguiça, com batatas e legumes.
A receita é simples de fazer, a única exigência é que a carne tem que ficar no mínimo 24 horas marinando, pois um bom Sauerbraten pode marinar de 3 á 5 dias!

As primeiras versões da Sauerbraten eram feitas com carne de cavalo. Mas a partir do século 19 a carne de cavalo começou a sair da mesa dos alemães. E hoje geralmente é feita de carne de boi.

A carne ficou como na casa da minha amiga, super macia e suculenta, Hummm...



Ingredientes:


2 kg de carne ou 2 pedaços de 1kg
3 cebolas cortadas em lua
500 ml de vinho tinto seco
150 ml de vinagre de vinho tinto (ou vinagre balsâmico)
3 folhas de louro
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho picados

Para o molho:
150 g creme de leite

Modo de fazer:

Primeiro lave a carne e seque com papel toalha.
Adicione-a em uma tigela, juntamente com todos os ingredientes.
Esfregue tudo muito bem na carne.
Cubra e deixe marinar na geladeira por 3-5 dias. Sendo sincera, eu deixei só 2 dias e ficou uma delícia, sabor inigualável, a carne desmanchando de tao macia!mas imagine marinar 3 dias!
Retire a carne, seque levemente com papel de cozinha e esfregue com sal.Aqueça a manteiga em uma assadeira. Sele de todos os lados a carne.
Coloque-a em uma panela e despeje todo o líquido da marinada, com a ajuda de uma peneira e recolha somente a cebola da peneira.
Tampe a panela e cozinhe por cerca de 2 horas em fogo baixo. Ocasionalmente girando-a a carne.Será necessário acrescentar mais água até o completo cozimento da carne.
Se preferir faca esse procedimento na panela de pressão durante 45 minutos.Aqui na Alemanha não se utiliza.
Retire a carne e mantenha-a aquecida envolvendo em papel alumínio, enquanto faz o seu acompanhamento e também o molho para a carne.

Molho:
Pegue aquele molho da panela, passe por uma peneira e em fogo médio, deixe-o reduzir até ficar cerca de 400 ml.Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta.
Coloque-a em um refratário com o molho e sirva com o acompanhamento de sua preferência : )
Bom apetite!

Comentários

disse…
Oi querida! Parabéns pelo blog! Maravilhoso...
Tenho uma pergunta. Sera que posso substituir o creme de leite dessa receita por requeijão?
Abraço, Rê
Quelen Grapiglia disse…
Oie :)
Obrigada querida!
Eu nunca testei com requeijao Rê e sendo assim tenho receio de te dar certeza...Uma dica é conferir o teor de gordura dos dois. Se o teor de gordura do requeijao for igual ou superior a 30%, acredito que você nao terá problemas!
Abracos!
Sara Furtado disse…
Olá, gostaria de saber que tipo de carne é melhor usar.