Bolo recheado com morangos e creme de confeiteiro


Esse bolo de morango é leve, molhadinho, não fica muito doce  e é bem fácil de fazer.
Recheado com creme de confeiteiro de baunilha, coco, morangos e um pouquinho de amêndoas trituradas levemente tostadas.
A decoração é a gosto, eu polvilhei coco ralado e amêndoas trituradas e usei mais 300 gramas de morangos partidos ao meio : )
Como eu cozinho por puro prazer e nunca fiz curso para bolos, não ficou lindo, mas gostoso...ah isso sim eu posso garantir, hehehe...
Espero que gostem!
Faca nessa ordem:
Primeiro o pão de ló, depois o recheio de coco, pique os morangos e toste as amêndoas e depois o creme de confeiteiro de baunilha.

Pao de ló:
3 xícaras de farinha de trigo
6 ovos
4 colheres de sopa de óleo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:
Bata as claras em neve e reserve.
Em uma tigela, bata as gemas com o acúcar e quando ficar homogêneo e mais claro adicione o restante dos ingredientes aos poucos com  exceção das claras em neve e o fermento, que você irá acrescentar por último e mexer com uma colher de pau para nao abatumar a massa.
Pré-aqueça o forno a 180°C e coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada (25 centímetros de diâmetro) e leve ao forno até que esteja dourada e passe no teste do palito.
Espere esfriar e retire alguma borda escura que por ventura possa ter ficado.Parta em 3 partes e agilize os recheios : )

Ingredientes para o creme de confeiteiro de baunilha:

2 ovos
3 xícaras (de chá) de leite
1 xícara (de chá) de açúcar
½ xícara (de chá) de amido de milho
1 colher (de sopa) de manteiga|
1 colher (de sopa) de essência de baunilha

Modo de fazer:

Bata os ovos até dobrar de volume e junte o amido de milho.Reserve.
Em fogo baixo, em uma panela, ferva o leite com o açúcar e aos poucos os ovos e o amido que estavam reservados, mexendo sempre, até engrossar.Quando engrossar, retire do fogo e acrescente a manteiga e a baunilha.

Recheio de coco:

300 ml de leite
200 gramas de coco ralado
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de chá de açúcar
4 colheres de amido de milho
2 colheres de manteiga

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela e em fogo baixo mexa sem parar, até engrossar.

Outros ingredientes que vai no recheio recheios:
200 gramas de amêndoas trituradas
500 gramas de morangos maduros fatiados
200 ml de leite

Toste as amêndoas trituradas em uma frigideira anti aderente com 1 colher de manteiga para ficarem mais crocantes.

Cobertura: (Se você quiser bastante cobertura duplique os ingredientes)
Creme de leite fresco bem gelado (400ml)
Açúcar refinado (4 colheres de sopa)
Essência de baunilha a gosto

Modo de fazer:

Bata o creme de leite na batedeira em velocidade baixa.
Assim que o creme começar a encorpar, acrescente a essência e o açúcar aos poucos sem parar de bater.
Quando perceber que o creme já está firme, desligue a batedeira no mesmo momento. Se bater mais virará manteiga e terá que fazer outro : (

Montagem:

Coloque o pao de ló cortado, com uma colher de sopa, molhe-o com o leite e adicione o recheio de coco.
Cubra com a outra fatia de pao de ló, molhe com leite e cubra com morangos, depois as amêndoas tostadas e creme de confeiteiro.

Cubra com a última fatia de pao de ló e passe a cobertura em todo bolo.
Decore á gosto.

Comentários

Faeca e Nino disse…
Nossa!!Que vontade que me deu agora de comer esse bolo...e bolo ficou bem bonito!!
Quelen Grapiglia disse…
Experimentem é uma delícia pessoal!
Obrigada pela visitinha =)
Beijão!
Ingrid disse…
Menina esse bolo ta um escandalo :)
AMO torta de morango e queria muito afzer ja que estamos na epoca e passei por aqui pra procurar uma receita :)
parece trabalhosso! mas vou tentar fazer, vamos ver se vai dar certo rsrs

PS: vc tem por acaso alguam receita de bolo de ameixa daqueles bem molhadinhos como bolo de noiva? também estou na vontade rsrs
Anônimo disse…
Oiii Posso subtistuir manteiga por margarina??
e creme de leite fresco por aquele de caixinha??

bjs bjs
Quelen Grapiglia disse…
Oi Ju!
Pode substituir a manteiga por margarina.
Mas substituição do creme de leite fresco, não dá.
DEVE ser creme de leite fresco,(ás vezes chamado de creme de leite pasteurizado), porque o creme de leite de caixinha tem o teor de gordura inferior, aprox. 25% e nao é suficiente para que ele forme "picos de neve", como o creme de leite fresco.
Para nao ter erro na hora da compra, verifique o teor de gordura, no Brasil é vendido em garrafinhas, tem de várias marcas e tem um de pacote da marca Yoki que é bem fácil de fazer, quem sabe provas esse?
Se achar complicado demais, nao se estresse, cubra com outra cobertura, faca um merengue com 4 claras, 16 colheres de sopa de açúcar e uma pitadinha de sal para dar consistência, tenho certeza que ficará excelente também!
Beijos e se tiver dúvidas volte!
Anônimo disse…
Queriidaa oque é este bolo?? Foi um sucesso, tds adoraram. Ficou enooormee, ficou lindo e muito gostoso! Parabens pela receita maravilhosa, super recomendo!

Ps:Para o creme de leite foi pelo teor de gordura q escolhi, acabei descobrindo que o creme de leite vendido aqui e fresco ( e bem mais liquido que o do brasil) .
Fiquei super feliz que tenha dado certo.
Bjs bjs e sucesso!
Ju
Quelen Grapiglia disse…
Oi Ju querida!
Fico super feliz de saber!!! Que ótimo que todos gostaram!
Ah eu nao sabia que vc morava aqui!Se nao tinha dito o nome! rsrs... Aqui é bem mais fácil de encontrar o Schlagsahne :)
Um beijo e igualmente, adorei seu blog chiquérrimo e cheio de estilo!
Anônimo disse…
Boa noite

Primeiramente muitíssimo obrigada por essa receita maravilhosa, meu nome é Luiza sou de Pernambuco, não tenho muita experiência na cozinha, vou casar em janeiro, seu blog tem sido um ótimo aliado nas minhas práticas culinárias, vou fazer essa delicia no aniversário da minha cunhada, só tenho uma pergunta: não precisa levar o bolo a geladeira antes de decorar?

Bjs que Deus abençoe vc e sua família.
Quelen Grapiglia disse…
Oi Luiza!
De nada querida.
Nao precisa nao, só se você preferir mudar a cobertura por outra, mas se for como a da receita, nao precisa.
Um beijo, muito obrigada e que Deus abencoe vc e sua família também.
Anônimo disse…
Você saberia me informar qual a quantidade de ceme de confeiteiro( mas é aquele que é o pó, da Mix) eu uso para fazer uma receita, pra rechear um bolo de 1 kg?
Quelen Grapiglia disse…
Oi!
Infelizmente, nao sei lhe informar, porque eu nunca fiz com esse produto.
Abraços, Quelen.
Estefane Sá disse…
Olá Quelen! Moro na Alemanha e sempre que posso dou uma olhadinha nas suas receitas.. sao ótimas!! Só tenho uma dúvida quanto ao creme de leite! Tenho mta dificuldade na hora de comprar rs como chama esse que você usou? Obrigada =)
Quelen Grapiglia disse…
Oi Estefane!
O creme de leite para fazer essa cobertura chama-se Schlagsahne. Desculpa a demora para responder!
Um beijo.
Anônimo disse…
Oi Quelen eu moro na Suécia, vc sabe se posso usar creme fraiche???
Quelen Grapiglia disse…
Oi! Eu nunca fiz com creme fraiche a cobertura, pois o sabor é diferente (ele mais amarguinho) e a textura também, ficarei te devendo a resposta, porque nao sei se daria certo...
Anônimo disse…
adorei a receita, me ajudou muito ja que estou iniciando nesse ramo de confeitaria, d esde ja obrigado
Vanessa Alkmim disse…
Adorei!
Achei também nesse site um texto que conta os segredos para o creme não talhar: http://www.acozinhadenana.com.br/0s-segredos-cremes-ingles-e-confeiteiro
Unknown disse…
Quelen ! Eu gostaria de imprimir a receita do bolo de morango. Como posso?
Beijos,
Janaina C. Ristow