Arroz con pollo - arroz com frango espanhol


Arroz con pollo (arroz com frango em espanhol ) é um prato tradicional da América Latina e no Caribe, especialmente em Porto Rico, Colômbia, Equador, Panamá, Peru, Cuba, Costa Rica, Honduras e a República Dominicana , onde é chamado de risoto pollo.
O prato, que se originou na Espanha, como uma forma de pilaf , é agora um grampo em toda a América Latina.
Em algumas receitas, o açafrão é substituído por urucum (o famoso colorau no Brasil) ou cúrcuma (açafrão da terra no Brasil).
Quem me ensinou a fazer essa receitinha, foi uma colega de doutorado do Samuel,  que é espanhola e ás vezes nos encontramos pela universidade : )
Na minha família, eu sempre comi arroz com frango, mas nunca tinha feito assim e adorei!

Ingredientes: (xícara de 240 ml) (Rende 6 porcões médias)
6 coxas de frango (eu preferi tirar a pele)
2 colheres de sopa de óleo
2 xícaras de arroz
1/2 xícara de cenoura cortada em cubinhos
1/2 xícara de cebola cortada grosseiramente
1 xícara de tomate picado
1/2 colher de chá de orégano
Uma pitada de açafrão (0,5 gramas) (ou colorau ou curcuma- 1 colher de sopa nesse caso)
3 xícaras de água com 1 cubo e meio de caldo de galinha dissolvido
1 xícara de ervilhas frescas (ou de lata)

Modo de fazer:

Em um fogo alto, em uma panela, doure o frango no óleo, até perder a cor vermelha de todos os lados e reserve em um prato.
Na mesma panela, em fogo médio, adicione o arroz, os legumes, com exceção das ervilhas, os temperos e misture bem por 2 minutos.
Despeje essa mistura em um refratário ou forma, acomode o frango, junte o caldo de galinha, cubra com papel alumínio e leve ao forno pre aquecido á 200°C, durante 30 minutos.
Após, descarte o papel alumínio e adicione mais 1 á 1 xícara e meia de água para completar o cozimento, ou mais ou menos, dependendo do tipo do seu arroz (eu usei o arroz parboilizado e 1 foi suficiente).
Aguarde a água secar por completo e o arroz estar bem cozido (levou mais 15 minutos no meu forno).
Cinco minutos antes de servir, junte as ervilhas e polvilhe salsinha ou cebolinha a gosto. Eu não adiciono sal porque o caldo de galinha já possui, mas se preferir fique a vontade.
Bom apetite!


Comentários

alvin disse…
Bom. Vou fazer.
Obrigado.