Espaguete a carbonara

Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que usada na sua preparação.
A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho ou presunto, pimenta preta, azeite ou manteiga.
Existe também uma receita anglo-americana conhecida apenas por carbonara, confeccionada com natas, ovos, queijo parmesão (e por vezes com queijo pecorino romano) e bacon ou presunto.
Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozer apenas com o calor da massa.
Em minha casa é feita sempre que preciso de algo rápido e não tenho carne ou peixe pronto para usar, basta ir ao refrigerador e usar os ingredientes que por lá habitam!hehe...

Ingredientes:

250 gramas de massa espaguete
2 colheres (sopa) de azeite
150 gramas de bacon em cubos ou presunto
3 ovos
2 dentes de alho
150 ml de creme de leite
4 colheres (sopa) de parmesão
sal, salsinha desidratada e pimenta-do-reino á gosto


Modo de fazer:


Coloque a massa para cozinhar conforme a instrução do pacote, juntamente com um dente de alho.
Enquanto isso faça a outra parte.
Em uma panela, aqueça o azeite e frite o alho e os cubos de bacon ( se optar por presunto picado pule essa etapa).Escorra o excesso de gordura do bacon e reserve.
Em uma tigela, coloque os ovos, bata-os bem até se incorporarem e acrescente o creme de leite, sal, pimenta, salsinha.
Despeje essa mistura na panela do bacon, misture bem e deixe em fogo baixo até levantar fervura, mexendo sempre para não empelotar, ficará meio líquido, é assim mesmo.
Na receita original, após misturar os ovos e o creme de leite, não se leva ao fogo, eu levo  pra aquecer um pouco e também ficar melhor incorporado.
Coloque a massa na tigela e misture ao molho até incorporar bem.
Pronto! só saborear : )


Comentários