Esfihas



Na verdade eu nem conhecia esfihas!uma amiga, a Cecília, que me apresentou!hehe...
Você também pode fazer as esfihas abertas e também de vários recheios, eu fiz algumas de carne e outras de queijo.
Ingredientes:


200ml de água morna
75 ml de óleo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (aquele de pão)
500 g de farinha de trigo

Óleo e farinha para untar
1 ovo batido para pincelar

Molho à vontade (optei pelo tradicional de carne moída, fiz como de costume)

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes e para ficar mais fácil, junte a farinha aos poucos . Bata na batedeira ou sove-a até que fique com aparência homogênea. Deixe fermentar durante 15 minutos. Enquanto isso prepare o molho.
Abra a massa e corte-a em círculos e molde no formato de esfihas fechadas ou abertas.
Coloque uma porção de recheio sobre cada disquinho de esfiha e feche-as.Ou também, se quiser, podem deixá-las abertas, que parecerão mais com mini pizzas, do que com esfihas, por isso fechei as minhas : ) depois de rechear com um pouco de carne ou de queijo, aperte as pontas em formato de triângulos.Molde-as com carinho para não ficarem com acabamento feio.Depois de um tempo, os últimos (provavelmente) disquinhos da massa começam a ressecar, quando ficarem assim, passe com um pincel culinário, um pouco de ovo batido ou leite para amolecer e ficar mais fácil o manuseio.
Pincele gema batida para dar o acabamento.
Asse no forno alto (200º) por aproximadamente 15 minutos ou até que estejam bem douradas.
Quentes ou frias são deliciosas!
Rende mais ou menos 45 esfihas.


Observações: Vi em várias receitas, que não costuma-se cozinhar a carne moída, simplesmente mistura-se todos os ingredientes crus e recheia-se as esfihas, o recheio cozinha automaticamente no forno enquanto está assando.Mas eu achei isso muito estranho! hehe...
Eu fiz o recheio com costumo fazer qualquer recheio, eu cozinhei a carne moída e depois refoguei tudo com tomate, cebola, temperinho verde, orégano e pronto!




Comentários