Molho Bechamel

O molho bechamel, é uma receita francesa e entra na composição de muitos pratos gratinados no forno, é utilizado na culinária de muitos países, em vários pratos, como por exemplo : Em lasanhas, bacalhau com natas,
peixes, mariscos variados, sendo base também de muitos molhos, sopas, cremes, recheios e soufllés, etc...
Embora a maioria das pessoas pense que Molho Branco e Molho Bechamel são a mesma coisa, existe uma singela diferença entre eles.A base e a forma de fazer são essencialmente a mesma mas, no Bechamel, o leite usado é aromatizado e temperado por infusão de ervas, especiarias e hortaliças.Tradicionalmente, os mais usados são: cebola, alho, noz-moscada, louro, gengibre e pimenta-do-reino.

Ingredientes:

1 colher (sopa) manteiga 
2 colheres (sopa-cheia) de farinha de trigo
500 ml de leite
1 cebola picada em cubos
Pimenta-do-reino branca moída- á gosto
Noz moscada ralada ou em pó- á gosto
Sal á gosto

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso ou anti-aderente, derreta a manteiga, doure a cebola em fogo brando e junte a farinha. Mexa por 1 minuto.
Adicione o leite (aos poucos) sem parar de mexer com um batedor de claras (fouê) ou uma colher de pau até que o leite e o roux (a manteiga com a farinha) se incorporem.
Cuide para que não fiquem pelotas:Coloque os temperos, verifique o sal.
Mexa sem parar até obter um creme.
Desligue o fogo e está pronto.
Dicas:
Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar bem homogêneo.
Se você achou muito trabalhoso ou difícil esse molho, faça um molho branco simples, também irá servir :) Clique aqui para ver a receita simplificada.

Comentários

Unknown disse…
Muito bom esse molho !